segunda-feira, 10 de março de 2008

Querido, uma mentirinha nunca matou ninguém...

A Itália é mesmo um país muito à frente. Então não é que o Supremo Tribunal italiano declarou que as mulheres italianas casadas que cometam ou tenham cometido adultério podem mentir sobre a traição para proteger sua honra?! A justificação para esta decisão é ainda mais estranha. Tudo aconteceu no seguimento de um caso em que uma mulher de 48 anos foi acusada de falso testemunho perante a polícia, ao negar que teria emprestado o telemóvel ao seu amante. Ao que tudo indica, "Carla" terá emprestado mesmo o seu telemóvel ao cúmplice extraconjugal, "Giovanni", que o usou para ligar ao marido de "Carla", "Vicenzo", com a finalidade de o insultar. Disse o tribunal que ela não precisava de agir desta forma uma vez que "esconder a verdade" é, de acordo com a Lei italiana, motivo mais do que justificado para ocultar relações sentimentais fora do matrimónio. Já agora, o final: o tribunal condenou "Giovanni" por comportamento abusivo e "Carla" por ter facilitado o crime.

Relembro que este não é o primeiro caso com este tipo de polémica num país tão afirmadamente católico. Já há alguns anos, o tribunal decidiu que as mulheres que usam calças de ganga apertadas não podem ser vítimas de violação, uma vez que que as calças, por serem apertadas, só podem ser removidas com o consentimento das mesmas...

1 comentário:

JPT disse...

qq dia querem votar e n sei quê... é por estas que eu acho que o dia da mulher deve mm ser celebrado. Afinal, podem ter um dia por ano, não? ;-)