quinta-feira, 20 de março de 2008

A Primavera do desassossego

Diz que a Primavera começa hoje. O dia está bonito, apesar do frio, e eu até estava bem disposto. Foi então que tive uma ideia que me pareceu então genial: vou à Internet fazer uma simulação da minha reforma e ver com quanto ficaría de pensão caso pudesse dar entrada aos papéis hoje. Sim, o que eu gostava era de estar reformado com a idade que tenho e poder gozar a vida enquanto ainda não tenho uma espondilose ou outra coisa qualquer que me incapacite. Quem é que não queria?
Após usar o simulador da Caixa Geral de Aposentações, fui brindado com a segunte indicação:

O subscritor tem direito a / A partir de
» Aposentar-se / 2030-06
» Uma pensão sem penalizações / 2038-06
» Uma pensão completa sem penalizações / 2038-06

Mais abaixo, uma simples frase cilindrou-me como uma seta no coração:

Sem direito à aposentação

E a justificação:

A aposentação sem fundamento em incapacidade, limite de idade (70 anos) ou sanção disciplinar depende de o subscritor contar, pelo menos, 33 anos de serviço e 61 anos e 6 meses de idade ou 15 anos de serviço e 65 anos de idade ou ainda 33 anos de serviço . Não se encontrando reunidos esses requisitos, não há lugar à atribuição de qualquer pensão.

Ora bolas. Lá vou ter que continuar a trabalhar até aos 70... resta-me continuar a jogar no Euromilhões.

2 comentários:

JPT disse...

...qdo ganhares, n te esqueças dos amigos...

JPF disse...

Se há coisa que eu nunca fiz - nem nunca farei - é esquecer os verdadeiros amigos. Agora, é preciso que me saia! O que é que diz a estatística? Uma vez em cada três vidas tendo em conta a esperança média de vida e caso se jogue todas as semanas sempre com a mesma chave... todas as 52 semanas de cada um dos 73 x 3 anos que se tem que viver para esperar pela sorte grande. É obra...