sábado, 16 de agosto de 2008

Ainda sobre Pequim 2008

Que não vamos a lado algum este ano, já todos sabemos. Mas quero apenas chamar a atenção para duas posturas completamente distintas. Diria que é a diferença entre um Atleta e um atleta. Desta vez, identifico nomes.

O Atleta: Francis Obikwelu. Porquê? Porque relativamente à sua eliminação nas meias-finais da prova de 100 metros, disse: 'Não quero arranjar desculpas. Foi um momento baixo, não consegui melhorar para estar na final. Sei que em Portugal todo o povo está a apoiar-me neste momento baixo. Não sei o que se passou, mas não consegui acelerar.' Acrescentou ainda, desiludido: 'Peço desculpas aos portugueses, porque estiveram a pagar para eu vir aos Jogos'.

O atleta: Marco Fortes. Porquê? Porque relativamente à sua eliminação na prova de lançamento do peso, disse: 'De manhã só é bom é na caminha, pelo menos comigo'. Acrescentou ainda, satisfeito: 'Se não consegui mais é porque o meu corpo não deu. Vinha motivado e confiante. Estar nos Jogos Olímpicos foi a cereja em cima do bolo. É a minha medalha'.

Não venham cá dizer que estas palavras se devem a inexperiência, a lesões (a não ser que afectem o cérebro e a forma de pensar...), ao fuso horário (bom, talvez este também possa afectar o raciocínio...) ou ao que quer que seja. São duas pessoas que integram a comitiva olímpica lusa e que foram a Pequim representar o símbolo maior nacional, a Bandeira de Portugal. Uma teve consciência plena disso. A outra, não.

Sem comentários: