O dia já era mau, pelas circunstâncias que há um ano expus. Mas, depois disto, dificilmente se poderia ter tornado ainda pior...
E-mail acabado de enviar à EDP:
Bom dia
Sou cliente EDP nº XXXXXXX (Código de Identificação do Local XXXXXXXXXX) e venho por este meio fazer uma reclamação devido à situação ocorrida ontem, dia 22/02/2009, que se estendeu a toda a tarde e noite de Domingo de Carnaval junto do XXXXXXX, em XXXXXX.
Por volta das 13 horas, tive um problema eléctrico em casa que provocou a avaria do meu computador pessoal. Pensei que à partida se tratasse da fonte de alimentação, mas pouco mais tarde houve uma série de acontecimentos que me levaram a pensar de outra forma. Pelas 14 horas, a televisão da cozinha deixou de funcionar e a máquina de lavar louça, que estava a funcionar, fez um estrondo e começou a deitar fumo. Desliguei o quadro e pedi para um amigo meu (fiquei sem telefone, por ser da Netcabo) tentar apurar junto da EDP o que se passava. Ter-se-ia tratado de um pico de tensão mas seria necessário fazer alguns testes junto do quadro para ver se a situação já se teria normalizado. No final, deixei todos os disjuntores ligados por indicação do técnico via telefone, mas, mal liguei a luz na sala, uma das lâmpadas rebentou, pelo que desliguei totalmente o quadro. Fiz nova reclamação e foi-me dito que a equipa se encontrava a ir para o local – isto às 15h. Às 20h foi-nos dito que a equipa apenas sairia às 20h30. Pelas 22h, os técnicos estavam finalmente no local.
No final, quando a situação ficou restabelecida, dei com alguns electrodomésticos avariados. Nomeadamente:
Cozinha – máquina de lavar roupa, caldeira, televisor LCD
Sala – DVD, candeeiro de tecto
Quarto bebé – pequeno rádio CD, intercomunicador
Escritório – PC e colunas (o ecrã escapou).
Gostaria de saber como é que se processa a indemnização neste tipo de situações, bem como o que fazer relativamente a equipamentos cuja reparação é difícil (caso do intercomunicador) ou provavelmente mais cara do que comprar novo (como é o caso do leitor de DVD de sala, apesar de me ter custado cerca de 500 euros há cinco anos). Também vou ter dificuldade em apurar o prejuízo no PC, uma vez que foi feito por mim a partir de componentes que me foram sendo oferecidos e dos quais não disponho de factura.
Fico a aguardar uma resposta.
Com os melhores cumprimentos,
XXXX XXXXX
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
sábado, 21 de fevereiro de 2009
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Sem orientação, de nada vale o dinheiro...
Saúl Ricardo (de 'O bacalhau quer alho') em discurso directo, na reportagem emitida ao início desta tarde na SIC Notícias:
(...)
- Então e de quanto dinheiro é que estás a falar?
- Então, pá, é fazer as contas. Eram 400 a 500 contos por espectáculo, 280 dias por ano, três anos seguidos... (eu fiz – são cerca de 400 mil contos, a preços de 1996, 97, e 98...)
- E os teus pais nunca te disseram o que aconteceu, nunca assumiram a responsabilidade?
- Não. Disseram que foi em carros, jogo e não sei quê...
(...)
(...)
- Então e de quanto dinheiro é que estás a falar?
- Então, pá, é fazer as contas. Eram 400 a 500 contos por espectáculo, 280 dias por ano, três anos seguidos... (eu fiz – são cerca de 400 mil contos, a preços de 1996, 97, e 98...)
- E os teus pais nunca te disseram o que aconteceu, nunca assumiram a responsabilidade?
- Não. Disseram que foi em carros, jogo e não sei quê...
(...)
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Pensamento do dia
Li o seguinte comentário no fórum SIC Notícias esta tarde, sobre o combate à crise económica, e não pude deixar de o reproduzir aqui:
"Este País já não se chama Portugal, mas sim Ali-Babá e os 40 ladrões, e Abre-te Sésamo são as nossas eleições."
"Este País já não se chama Portugal, mas sim Ali-Babá e os 40 ladrões, e Abre-te Sésamo são as nossas eleições."
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Há limites...
Eu sei que negócio é negócio. Mas há marcas que claramente deviam ter pensado melhor antes de criar o nome e - sobretudo - criar o logotipo e a frase de identificação...

sábado, 14 de fevereiro de 2009
Sexo com sotaque

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
Knights of Cydonia
(Nota: não confundir com 'Os cavaleiros de Sidónia' :P)
Os britânicos Muse são actualmente uma das maiores banda de rock progressivo/alternativo - senão mesmo a maior, em termos de popularidade. Goste-se ou não, o grupo tem duas marcas muito próprias: o seu som único, distinto de praticamente tudo o que se ouviu até agora (apresar de algumas influências notórias, com os Queen e os Rage Against The Machine à cabeça); e principalmente a voz do seu vocalista, Matthew Bellamy (também guitarrista e teclista da banda), que tem a particularidade de conseguir cantar com um tom de voz acima de G#6 (bastante elevado).
São vários os ícones dos Muse. Mas porque não quero publicar todos de uma vez, começo por aquele que será certamente o mais conhecido e que tem servido para fechar muitos concertos ao vivo. E, na minha modesta opinião, Knights of Cydonia deu origem ao melhor teledisco de sempre da história do rock. Senão, vejam...Come ride with me
Through the veins of history
I'll show you a God
Who falls asleep on the job
And how can we win?
When fools can be Kings
Don't waste your time
Or time will waste you
No one's gonna take me alive
The time has come to make things right
You and I must fight for our rights
You and I must fight to survive
Os britânicos Muse são actualmente uma das maiores banda de rock progressivo/alternativo - senão mesmo a maior, em termos de popularidade. Goste-se ou não, o grupo tem duas marcas muito próprias: o seu som único, distinto de praticamente tudo o que se ouviu até agora (apresar de algumas influências notórias, com os Queen e os Rage Against The Machine à cabeça); e principalmente a voz do seu vocalista, Matthew Bellamy (também guitarrista e teclista da banda), que tem a particularidade de conseguir cantar com um tom de voz acima de G#6 (bastante elevado).
São vários os ícones dos Muse. Mas porque não quero publicar todos de uma vez, começo por aquele que será certamente o mais conhecido e que tem servido para fechar muitos concertos ao vivo. E, na minha modesta opinião, Knights of Cydonia deu origem ao melhor teledisco de sempre da história do rock. Senão, vejam...Come ride with me
Through the veins of history
I'll show you a God
Who falls asleep on the job
And how can we win?
When fools can be Kings
Don't waste your time
Or time will waste you
No one's gonna take me alive
The time has come to make things right
You and I must fight for our rights
You and I must fight to survive
Chega em Maio
É oficial. Guitar Hero: Metallica chega às lojas antes do Verão. Terá um modo especial: Expert +, que faz uso de dois pedais de bombo na bateria, bem ao estilo de Lars Ulrich. Extra difícil, portanto.
O trailer:
E o alinhamento final:
Metallica - All Nightmare Long
- Battery
- Creeping Death
- Disposable Heroes
- Dyers Eve
- Enter Sandman
- Fade To Black
- Fight Fire With Fire
- For Whom The Bell Tolls
- Frantic
- Fuel
- Hit The Lights
- King Nothing
- Master of Puppets
- Mercyful Fate (Medley)
- No Leaf Clover
- Nothing Else Matters
- One
- Orion
- Sad But True
- Seek And Destroy
- The Memory Remains
- The Shortest Straw
- The Thing That Should Not Be
- The Unforgiven
- Welcome Home (Sanitarium)
- Wherever I May Roam
- Whiplash
Alice In Chains - No Excuses
Bob Seger - Turn The Page
Corrosion of Conformity - Albatross
Diamond Head - Am I Evil?
Foo Fighters - Stacked Actors
Judas Priest - Hell Bent For Leather
Kyuss - Demon Cleaner
Lynyrd Skynyrd - Tuesdays Gone
Machine Head - Beautiful Mourning
Mastodon - Blood And Thunder
Mercyful Fate - Evil
Michael Schenker Group - Armed and Ready
Motorhead - Ace of Spades
Queen - Stone Cold Crazy
Samhain - Mother of Mercy
Slayer - War Ensemble
Social Distortion - Mommy's Little Monster
Suicidal Tendencies - War Inside My Head
System of a Down - Toxicity
The Sword - Black River
Thin Lizzy - The Boys Are Back in Town
O trailer:
E o alinhamento final:
Metallica - All Nightmare Long
- Battery
- Creeping Death
- Disposable Heroes
- Dyers Eve
- Enter Sandman
- Fade To Black
- Fight Fire With Fire
- For Whom The Bell Tolls
- Frantic
- Fuel
- Hit The Lights
- King Nothing
- Master of Puppets
- Mercyful Fate (Medley)
- No Leaf Clover
- Nothing Else Matters
- One
- Orion
- Sad But True
- Seek And Destroy
- The Memory Remains
- The Shortest Straw
- The Thing That Should Not Be
- The Unforgiven
- Welcome Home (Sanitarium)
- Wherever I May Roam
- Whiplash
Alice In Chains - No Excuses
Bob Seger - Turn The Page
Corrosion of Conformity - Albatross
Diamond Head - Am I Evil?
Foo Fighters - Stacked Actors
Judas Priest - Hell Bent For Leather
Kyuss - Demon Cleaner
Lynyrd Skynyrd - Tuesdays Gone
Machine Head - Beautiful Mourning
Mastodon - Blood And Thunder
Mercyful Fate - Evil
Michael Schenker Group - Armed and Ready
Motorhead - Ace of Spades
Queen - Stone Cold Crazy
Samhain - Mother of Mercy
Slayer - War Ensemble
Social Distortion - Mommy's Little Monster
Suicidal Tendencies - War Inside My Head
System of a Down - Toxicity
The Sword - Black River
Thin Lizzy - The Boys Are Back in Town
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
SMS acabadinho de receber
ZON PHONE: Na sequencia da sua adesao, informamos que o servico esta activo com o N 210XXXXXX, iniciando-se a facturacao. Agradecemos a sua preferencia.
(Vamos ver se é mesmo verdade; quando chegar a casa, logo vejo...)
(Vamos ver se é mesmo verdade; quando chegar a casa, logo vejo...)
Não há duas sem três...
Estiveram cá várias vezes. É sempre um prazer (re)vê-los ao vivo. Em Julho (9, 10 ou 11) voltam pelo terceiro ano consecutivo para fechar em beleza o dia de Metal do Optimus Alive!, onde vão estar ainda bandas como os Slipknot. Ainda não é oficial, mas não há como negar. Os Metallica vêm aí!!!
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
[rt.dcc.tvcabo.pt #XXXXXX] Serviço Zon - problemas com a alteração de residência
(191 horas depois - praticamente oito dias...)
Estimado Cliente,
Na sequência do seu contacto, que desde já agradecemos, comunicamos que a sua situação se encontra a ser objecto de análise, tendo sido reencaminhada para a área responsável pelo tratamento da mesma.
Entraremos em contacto consigo em breve.
Lamentamos todos os incómodos que esta situação lhe possa eventualmente ter causado e apresentamos deste já as nossas mais sinceras desculpas.
O contacto telefónico preferencial que consta nos nossos registos é o XXXXXXXXX.
Caso o mesmo tenha sofrido alterações, solicitamos, por favor, que nos reenvie este e-mail com o seu número de contacto preferencial.
Ficamos à sua inteira disposição para qualquer esclarecimento adicional, através do nosso Serviço de Apoio ao Cliente em www.myzon.pt ou e-mail cliente@netcabo.pt Poderá, em alternativa, contactar-nos via telefone para 16990 (grátis a partir de qualquer rede fixa)
Agradecemos a sua preferência e apresentamos os nossos melhores cumprimentos.
Estimado Cliente,
Na sequência do seu contacto, que desde já agradecemos, comunicamos que a sua situação se encontra a ser objecto de análise, tendo sido reencaminhada para a área responsável pelo tratamento da mesma.
Entraremos em contacto consigo em breve.
Lamentamos todos os incómodos que esta situação lhe possa eventualmente ter causado e apresentamos deste já as nossas mais sinceras desculpas.
O contacto telefónico preferencial que consta nos nossos registos é o XXXXXXXXX.
Caso o mesmo tenha sofrido alterações, solicitamos, por favor, que nos reenvie este e-mail com o seu número de contacto preferencial.
Ficamos à sua inteira disposição para qualquer esclarecimento adicional, através do nosso Serviço de Apoio ao Cliente em www.myzon.pt ou e-mail cliente@netcabo.pt Poderá, em alternativa, contactar-nos via telefone para 16990 (grátis a partir de qualquer rede fixa)
Agradecemos a sua preferência e apresentamos os nossos melhores cumprimentos.
domingo, 1 de fevereiro de 2009
Mas que banho de... água!

Há dias assim. A convite da Vodafone lá fui com a respectiva ao Estádio da Luz passar um final de dia diferente daquilo que têm sido os sábados desde que o pequeno "Djalmir" veio ao mundo - avós para aqui, avós para ali. O Benfica - Rio Ave acabou com um precioso 1-0 (obrigado, Mantorras!) - digo precioso porque às tantas já não se percebia se dentro das quatro linhas se praticava futebol ou "lamabol". Nós lá estavamos confortáveis no fantástico camarote da Vodafone, com direito a bolachas com queijo, pão com presunto, cherne ou vitela, café e afins. O pior foi saír do estádio a meio do temporal e com o carro para lá do Colombo...
sábado, 31 de janeiro de 2009
1º Aniversário
Faz hoje um ano que o Djalmir, o camisola 9 foi para a Web. Obrigado a todos aqueles que contribuem e ajudam com uma simples visita.
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
FW: Serviço Zon - problemas com a alteração de residência
Boa tarde
Uma vez que não obtive resposta no prazo de 48 horas conforme indicado no e-mail de resposta automático, reenvio a questão para o endereço indicado nessa mesma mensagem.
Aproveito para comunicar que a situação descrita se mantém praticamente inalterada, com uma única excepção: se ligar 210 XXX XXX, obtenho sinal intermitente, como se o telefone estivesse impedido.
Cumprimentos,
XXXX XXXXX
Jornalista XXXXXX
PS: Às vezes tem mesmo que ser assim, infelizmente...
Uma vez que não obtive resposta no prazo de 48 horas conforme indicado no e-mail de resposta automático, reenvio a questão para o endereço indicado nessa mesma mensagem.
Aproveito para comunicar que a situação descrita se mantém praticamente inalterada, com uma única excepção: se ligar 210 XXX XXX, obtenho sinal intermitente, como se o telefone estivesse impedido.
Cumprimentos,
XXXX XXXXX
Jornalista XXXXXX
PS: Às vezes tem mesmo que ser assim, infelizmente...
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Números que dão que pensar
Três conclusões de um estudo realizado pela Organização Internacional do Trabalho:
- Estima-se que o número total de pessoas a viver no limiar da pobreza possa chegar aos 1,4 mil milhões, valor que corresponde a 45 por cento de toda a força de trabalho. Só nos países em desenvolvimento - aqueles cujos cidadãos não têm mais do que dois dólares por dia para viver - poder-se-á estar a falar de 200 milhões de pessoas em 2009;
- Verifica-se uma subida considerável do trabalho precário - uma situação vulnerável que pode atingir 53% de toda a população empregada. Em 2008, perderam-se 900 mil empregos nas economias desenvolvidas, incluindo a União Europeia.
- Admite-se uma recessão social global; são poucos os progressos no combate à pobreza. As chamadas classes médias estão cada vez mais fracas, o que tem consequências assustadoras aos níveis político e de segurança.
- Estima-se que o número total de pessoas a viver no limiar da pobreza possa chegar aos 1,4 mil milhões, valor que corresponde a 45 por cento de toda a força de trabalho. Só nos países em desenvolvimento - aqueles cujos cidadãos não têm mais do que dois dólares por dia para viver - poder-se-á estar a falar de 200 milhões de pessoas em 2009;
- Verifica-se uma subida considerável do trabalho precário - uma situação vulnerável que pode atingir 53% de toda a população empregada. Em 2008, perderam-se 900 mil empregos nas economias desenvolvidas, incluindo a União Europeia.
- Admite-se uma recessão social global; são poucos os progressos no combate à pobreza. As chamadas classes médias estão cada vez mais fracas, o que tem consequências assustadoras aos níveis político e de segurança.
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
Serviço Zon - problemas com a alteração de residência
Bom dia
Venho por este meio pedir a resolução imediata para uma situação que, a meu ver, se arrasta há demasiado tempo e que não tem sentido de ser. Espero que por e-mail se consiga resolver de uma vez por todas o que por telefone tem estado a ser impossível. Passo a explicar.
Durante muito tempo fui cliente do serviço telefone+ADSL Clix, no qual usufruía do estatuto de cliente VIP, serviço esse que acabei por migrar para a Zon no ano passado para uma oferta similar após um primeiro contacto vosso, juntando assim os serviços de telefone e de Internet ao serviço de televisão clássico - que aliás tinha evoluído para o pacote Funtastic Live alguns meses antes. Qualquer um destes processos de migração decorreu normalmente, sem anomalias nem sobressaltos.
No final do ano passado mudei de residência e, uma vez que estava interessado em manter os mesmos serviços (incluindo o número de telefone e os três endereços de e-mail) e as mesmas condições (apesar de ter acabado por ficar com os quatro canais TV Cine por uma mensalidade semelhante, por iniciativa vossa e com a qual concordei) liguei para o número identificado no vosso site (808 20 44 20) para tratar da migração dos elementos de um contrato para o outro. Aliás, permitam-me reproduzir o que está descrito no vosso site, pois é importante para as queixas que passo a descrever daqui para a frente:
"Pode efectuar o pedido de alteração de residência, em www.myzon.pt -> Apoio ao Cliente >Transferir Morada > Mudança de Casa.>
Ou contacte o Serviço de Apoio ao Cliente da ZON TVCabo, pelo nº 808 20 44 20 indicando o seu nº de cliente, consulte a sua factura ZON TVCabo
A ZON TVCabo acompanhará todo o processo de desactivação dos serviços na residência actual, tratamento da facturação até à instalação na nova residência e todo o acompanhamento da instalação na nova residência."
Permitam-me sublinhar a última parte: A ZON TVCabo acompanhará todo o processo de desactivação dos serviços na residência actual, tratamento da facturação até à instalação na nova residência e todo o acompanhamento da instalação na nova residência. Hoje posso dizer por experiência própria que nada disso aconteceu. A não ser que “acompanhar” neste caso signifique apenas “seguir” e não “tratar”. Mas mesmo que seja só “seguir”, tenho grandes dúvidas. Vamos por partes.
Quando o técnico foi à morada nova (XXXXXXXXXXX, em XXXXXX, associado ao nº de cliente XXXXXXXX) no dia 12 de Dezembro de 2008, trazia consigo novos equipamentos (modem e box) que tratou de registar e de instalar. Disse-me que ficaria tudo a funcionar mas que teria que ser eu a solicitar o cancelamento da instalação antiga, senão corria o risco de ficar a pagar dois contratos. Acabei então por ter de ser eu a solicitar o serviço, algo que não esperava ter de fazer, uma vez que na altura do contacto telefónico para o 808 20 44 20 fui informado pelo assistente de que seria a Zon a tratar deste processo. De qualquer forma, a desactivação do contrato antigo acabou por ficar marcado para o passado dia 21 de Janeiro.
Mais tarde, fui contactado pelos vossos serviços para enviar o formulário preenchido a solicitar a portabilidade do número que tinha na morada antiga (210 XXX XXX, associado a XXXXXXXXXXX em XXXXXX). Expliquei que não se tratava de um pedido de portabilidade, mas sim de manutenção do número após mudança de residência. Perante a sucessiva insistência (fui contactado por duas ou três vezes pela Zon), preenchi o impresso, anexei uma fotocópia do BI e enviei o documento ao vosso cuidado. Entretanto, tinha-me sido atribuído o número de telefone 309 XXX XXX, o qual fez com que alguns familiares clientes da PT começassem a ter de pagar sempre que me ligavam – ou tentavam ligar, como explicarei mais adiante.
Precisamente no dia 21 aconteceu uma nova peripécia – fiquei sem os três endereços de e-mail (XXXXX@netcabo.pt, XXXXX@netcabo.pt e XXXXX@netcabo.pt – o Outlook dá-me um erro a informar que as contas foram desactivadas e o webmail e a gestão de conta deixaram de funcional) e o número de telefone 210 XXX XXX (que até então era encaminhado para o voice mail) ficou “morto”. Liguei à noite para o vosso serviço de apoio ao cliente. O assistente tentou fazer uma migração da conta sem sucesso – o portal dava uma mensagem de erro e dizia-me para tentar mais tarde. A solução proposta pelo assistente: seria contactado no prazo de 24 horas para me resolverem o problema do e-mail e em 10 dias para me resolverem o problema do telefone. Sem outras opções, obviamente anui.
Na manhã seguinte sou contactado por uma colaboradora vossa que, aparentemente, parece ter finalmente percebido que o processo não é de portabilidade – como eu já tinha explicado vezes sem conta – mas de alteração de residência. Diz-me que a situação seria resolvida rapidamente e que até ao final da semana ficaria com o número 210 XXX XXX a funcionar novamente. Para espanto meu, recebo no final da semana passada uma mensagem vossa a dizer “Na sequencia da sua adesão, informamos que o servico esta activo com o N 214 XXX XXX, iniciando-se a facturacao. Agradecemos a sua preferência”. Já no dia seguinte recebo uma SMS a dizer que “no seguimento da sua participacao, foi identificada uma anomalia no portal Myzon. Para qualquer questao adicional, agradecemos que contacte 800266466. Obrigado?”.
Curioso um contacto vosso acabar com uma interrogação – mas agora até a percebo. É que depois desta trapalhada toda acabo por compreender que todo o vosso serviço é uma interrogação; nunca se sabe que surpresas ainda estão para vir...
Ironia à parte, e para resumir o ponto de situação passadas que estão algumas semanas sobre o pedido de transferência, a minha situação actual é esta:
Se ligar 210 XXX XXX, ouço: “O número que ligou foi alterado para. O número que ligou foi alterado para.”; Para quê, pergunto eu?!
Se ligar 214 XXX XXX, ouço: “O número que marcou não se encontra atribuído”;
Se ligar 309 XXX XXX, ouço: “O número que marcou não se encontra atribuído”.
Que número tenho então, afinal? Só pode ser... nenhum – as luzes do Tel no modem deixaram de piscar desde ontem.
Isto para não falar do facto de o telefone, quando “funcionava”, por diversas vezes ou não tinha sinal, ou quem me ligava era recebido pelo voice mail. Mas o “período de facturação” já estava a contar – isso é que é importante.
Eu, que tinha saído da Netcabo há alguns anos devido a situações como esta, esperava que as coisas tivessem entretanto mudado. Afinal, nada mudou – só o nome...
Espero, pelo menos, que tenha valido a pena perder metade de uma manhã de trabalho a expor toda a situação. Aliás, tem mesmo de ser assim - não deixa de ser curioso que, se ficar sem telefone em casa, tenha de ligar do meu telemóvel e às minhas custas para tentar resolver um problema provocado por uma empresa à qual pago para que me seja prestado (ou não, neste caso) um serviço.
Cumprimentos,
XXXX XXXXX
Venho por este meio pedir a resolução imediata para uma situação que, a meu ver, se arrasta há demasiado tempo e que não tem sentido de ser. Espero que por e-mail se consiga resolver de uma vez por todas o que por telefone tem estado a ser impossível. Passo a explicar.
Durante muito tempo fui cliente do serviço telefone+ADSL Clix, no qual usufruía do estatuto de cliente VIP, serviço esse que acabei por migrar para a Zon no ano passado para uma oferta similar após um primeiro contacto vosso, juntando assim os serviços de telefone e de Internet ao serviço de televisão clássico - que aliás tinha evoluído para o pacote Funtastic Live alguns meses antes. Qualquer um destes processos de migração decorreu normalmente, sem anomalias nem sobressaltos.
No final do ano passado mudei de residência e, uma vez que estava interessado em manter os mesmos serviços (incluindo o número de telefone e os três endereços de e-mail) e as mesmas condições (apesar de ter acabado por ficar com os quatro canais TV Cine por uma mensalidade semelhante, por iniciativa vossa e com a qual concordei) liguei para o número identificado no vosso site (808 20 44 20) para tratar da migração dos elementos de um contrato para o outro. Aliás, permitam-me reproduzir o que está descrito no vosso site, pois é importante para as queixas que passo a descrever daqui para a frente:
"Pode efectuar o pedido de alteração de residência, em www.myzon.pt -> Apoio ao Cliente >Transferir Morada > Mudança de Casa.>
Ou contacte o Serviço de Apoio ao Cliente da ZON TVCabo, pelo nº 808 20 44 20 indicando o seu nº de cliente, consulte a sua factura ZON TVCabo
A ZON TVCabo acompanhará todo o processo de desactivação dos serviços na residência actual, tratamento da facturação até à instalação na nova residência e todo o acompanhamento da instalação na nova residência."
Permitam-me sublinhar a última parte: A ZON TVCabo acompanhará todo o processo de desactivação dos serviços na residência actual, tratamento da facturação até à instalação na nova residência e todo o acompanhamento da instalação na nova residência. Hoje posso dizer por experiência própria que nada disso aconteceu. A não ser que “acompanhar” neste caso signifique apenas “seguir” e não “tratar”. Mas mesmo que seja só “seguir”, tenho grandes dúvidas. Vamos por partes.
Quando o técnico foi à morada nova (XXXXXXXXXXX, em XXXXXX, associado ao nº de cliente XXXXXXXX) no dia 12 de Dezembro de 2008, trazia consigo novos equipamentos (modem e box) que tratou de registar e de instalar. Disse-me que ficaria tudo a funcionar mas que teria que ser eu a solicitar o cancelamento da instalação antiga, senão corria o risco de ficar a pagar dois contratos. Acabei então por ter de ser eu a solicitar o serviço, algo que não esperava ter de fazer, uma vez que na altura do contacto telefónico para o 808 20 44 20 fui informado pelo assistente de que seria a Zon a tratar deste processo. De qualquer forma, a desactivação do contrato antigo acabou por ficar marcado para o passado dia 21 de Janeiro.
Mais tarde, fui contactado pelos vossos serviços para enviar o formulário preenchido a solicitar a portabilidade do número que tinha na morada antiga (210 XXX XXX, associado a XXXXXXXXXXX em XXXXXX). Expliquei que não se tratava de um pedido de portabilidade, mas sim de manutenção do número após mudança de residência. Perante a sucessiva insistência (fui contactado por duas ou três vezes pela Zon), preenchi o impresso, anexei uma fotocópia do BI e enviei o documento ao vosso cuidado. Entretanto, tinha-me sido atribuído o número de telefone 309 XXX XXX, o qual fez com que alguns familiares clientes da PT começassem a ter de pagar sempre que me ligavam – ou tentavam ligar, como explicarei mais adiante.
Precisamente no dia 21 aconteceu uma nova peripécia – fiquei sem os três endereços de e-mail (XXXXX@netcabo.pt, XXXXX@netcabo.pt e XXXXX@netcabo.pt – o Outlook dá-me um erro a informar que as contas foram desactivadas e o webmail e a gestão de conta deixaram de funcional) e o número de telefone 210 XXX XXX (que até então era encaminhado para o voice mail) ficou “morto”. Liguei à noite para o vosso serviço de apoio ao cliente. O assistente tentou fazer uma migração da conta sem sucesso – o portal dava uma mensagem de erro e dizia-me para tentar mais tarde. A solução proposta pelo assistente: seria contactado no prazo de 24 horas para me resolverem o problema do e-mail e em 10 dias para me resolverem o problema do telefone. Sem outras opções, obviamente anui.
Na manhã seguinte sou contactado por uma colaboradora vossa que, aparentemente, parece ter finalmente percebido que o processo não é de portabilidade – como eu já tinha explicado vezes sem conta – mas de alteração de residência. Diz-me que a situação seria resolvida rapidamente e que até ao final da semana ficaria com o número 210 XXX XXX a funcionar novamente. Para espanto meu, recebo no final da semana passada uma mensagem vossa a dizer “Na sequencia da sua adesão, informamos que o servico esta activo com o N 214 XXX XXX, iniciando-se a facturacao. Agradecemos a sua preferência”. Já no dia seguinte recebo uma SMS a dizer que “no seguimento da sua participacao, foi identificada uma anomalia no portal Myzon. Para qualquer questao adicional, agradecemos que contacte 800266466. Obrigado?”.
Curioso um contacto vosso acabar com uma interrogação – mas agora até a percebo. É que depois desta trapalhada toda acabo por compreender que todo o vosso serviço é uma interrogação; nunca se sabe que surpresas ainda estão para vir...
Ironia à parte, e para resumir o ponto de situação passadas que estão algumas semanas sobre o pedido de transferência, a minha situação actual é esta:
Se ligar 210 XXX XXX, ouço: “O número que ligou foi alterado para. O número que ligou foi alterado para.”; Para quê, pergunto eu?!
Se ligar 214 XXX XXX, ouço: “O número que marcou não se encontra atribuído”;
Se ligar 309 XXX XXX, ouço: “O número que marcou não se encontra atribuído”.
Que número tenho então, afinal? Só pode ser... nenhum – as luzes do Tel no modem deixaram de piscar desde ontem.
Isto para não falar do facto de o telefone, quando “funcionava”, por diversas vezes ou não tinha sinal, ou quem me ligava era recebido pelo voice mail. Mas o “período de facturação” já estava a contar – isso é que é importante.
Eu, que tinha saído da Netcabo há alguns anos devido a situações como esta, esperava que as coisas tivessem entretanto mudado. Afinal, nada mudou – só o nome...
Espero, pelo menos, que tenha valido a pena perder metade de uma manhã de trabalho a expor toda a situação. Aliás, tem mesmo de ser assim - não deixa de ser curioso que, se ficar sem telefone em casa, tenha de ligar do meu telemóvel e às minhas custas para tentar resolver um problema provocado por uma empresa à qual pago para que me seja prestado (ou não, neste caso) um serviço.
Cumprimentos,
XXXX XXXXX
Nem todos os árbitros são... iguais
Achei o momento oportuno para contar uma história breve sobre arbitragem no futebol. De facto, nem todos os árbitros são iguais. Veja-se o caso do já falecido Jorge Emiliano dos Santos, o verdadeiro "Margarida" carioca que ficou conhecido pelos seus gestos em campo (deixou aliás um seguidor, Clésio Moreira dos Santos, um árbitro também do Brasileirão conhecido também como o "Margarida" que junta à estranha linguagem corporal o facto de actuar sempre com uniforme cor-de-rosa). Mas será que esta forma de actuar fazia dele um árbitro diferente? Bom, a julgar pelas imagens ele consegue ser o centro das atenções... mas não pelas mesmas tristes razões que os árbitros portugueses teimam em insistir...
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Que tempo é este que não abranda?!...
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
Música - homenagem a João Aguardela
João Aguardela faz parte da minha adolescência. Aliás, faz certamente parte da adolescência de qualquer um de nós que tenha vivido os 18 anos na década de 90.
O seu nome fica associado a vários grupos que não só integrou como também liderou. Os Sitiados serão a sua maior referência, mas é com o projecto A Naifa que o músico vê o seu talento amadurecer. Infelizmente, não será possível saber como é que este talento poderia evoluir. Desde o passado dia 18 de Janeiro que João Aguardela, um dos músicos portugueses mais criativos de sempre, deixou de estar entre nós. Faria 40 anos em Fevereiro. Quis o destino - e a doença - que não chegasse lá.
É sempre cedo para partir. 39 anos é cedo demais.
Descansa em paz, 'marinheiro'.Como um raio a rasgar a vida
Como uma flor a florir desmedida
Como uma cidade secreta a levantar-se do chão
Como água, como pão
Como um instante único na vida
Como uma flor a florir desmedida
Como uma pétala dessa flor a levantar-se do chão
Como água, como pão
Assim nasceste no meu olhar, assim te vi
Flor a florir desmedida, assim te vi a rasgar a vida
O seu nome fica associado a vários grupos que não só integrou como também liderou. Os Sitiados serão a sua maior referência, mas é com o projecto A Naifa que o músico vê o seu talento amadurecer. Infelizmente, não será possível saber como é que este talento poderia evoluir. Desde o passado dia 18 de Janeiro que João Aguardela, um dos músicos portugueses mais criativos de sempre, deixou de estar entre nós. Faria 40 anos em Fevereiro. Quis o destino - e a doença - que não chegasse lá.
É sempre cedo para partir. 39 anos é cedo demais.
Descansa em paz, 'marinheiro'.Como um raio a rasgar a vida
Como uma flor a florir desmedida
Como uma cidade secreta a levantar-se do chão
Como água, como pão
Como um instante único na vida
Como uma flor a florir desmedida
Como uma pétala dessa flor a levantar-se do chão
Como água, como pão
Assim nasceste no meu olhar, assim te vi
Flor a florir desmedida, assim te vi a rasgar a vida
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