sexta-feira, 30 de maio de 2008

Pérola dos anos 80 - V

Em 1986, uma banda de cinco músicos suecos liderada por Joey Tempest lançou o álbum The Final Countdown. Dele, saíu o single que lhe deu nome e que fez que o LP passasse meses e meses no primeiro lugar do top de vendas em vários países, incluindo Portugal.

Os Europe surgiram logo após a hegemonia de duas músicas curiosamente com o mesmo nome: The Power Of Love, dos Frankie Goes to Hollywood, em 1984, e depois de Jennifer Rush, em 1985, um tema que de resto viria a conhecer novamente sucesso pela voz de Celine Dion, em 1993. Curiosamente, e para relembrar as memórias mais esquecidas, pelo meio houve dois sucessos em menor escala mas que "colaram" ao primeiro lugar como uma lapa: We Are The World, da The Band Aid, e I Should Have Known Better, de Jim Diamond. Engraçado como hoje se fala nisto a uma distância de 30 anos e até pararece que foi ontem, não é?...

Pelas oito milhões de cópias que vendeu, The Final Contdown só pode ser considerada a música ícone do rock dos anos 80.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Até um dia, Tio Lopes

7/3/1930 - 23/5/2008.

Pérola dos anos 80 - IV

São uma das bandas percursoras do movimento New Wave of British Heavy Metal e seguramente a banda que melhor representa o rock britânico dos anos 80. Três anos após o acidente de carro que vitimou o baterista Rick Allen (ficou sem o braço esquerdo), os Deff Leppard lançaram em 1987 aquele que foi o seu mais bem sucedido álbum de sempre - Hysteria, que vendeu nada mais, nada menos, do que 18 milhões de cópias. Apesar de haver vários singles conhecidos que resultaram deste trabalho, tais como Animal, Love Bites ou Pour Sugar on Me, optei (por pura nostalgia) por aquele que dá nome ao álbum. Um grande tema para recordar mais uma vez a magia musical dos anos 80.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Ó menina, repita lá que eu não percebi...

Diz a Sílvia Alberto num spot publicitário a um determinado banco português que «uma casa vale mais do que custa». Ó Sílvia, tudo bem que estás a fazer publicidade e foste paga para dizer isso, mas é muito feito mentir. A acreditar no que dizes, só se for a tua. É que a minha casa, à semelhança das casas de milhões de portugueses, claramente custa mais do que vale...

domingo, 18 de maio de 2008

Vamos mesmo salvar o planeta?!

No próximo dia 1 de Junho os tradicionais bilhetes de avião em papel vão dar lugar a 100% aos bilhetes electrónicos. Poupam-se assim 50 mil árvores por ano, defendem as companhias na sombra da Associação Internacional do Trasporte Aéreo (IATA). Pura demagogia. Eu digo que vão ser abatidas muitas mais. Uso e-tickets há anos e sei bem quantas folhas de papel tenho de imprimir antes de viajar. Primeiro, imprime-se o e-mail com as indicações, depois imprime-se o e-ticket propriamente dito. São, pelo menos, três folhas A4 que levo comigo para o check in.

O que realmente se poupa é dinheiro - nada mais, nada menos do que 2 mil milhões de euros por ano. É que processar um bilhete em papel custa 6 euros e processar um e-ticket custa apenas 60 cêntimos... agora, vamos ver até que ponto isso se vai reflectir nos preços dos bilhetes.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Pérola dos anos 80 - III

O tema escolhido para esta semana remonta a 1989 e dá pelo nome de Epic. Para mim, é seguramente a melhor música dos Faith No More e não é por acaso que coincide com a entrada de Mike Patton na banda, o 'Sr Mil Vozes', que foi sem dúvida alguma a maior alavanca para o sucesso que os Faith No More conheceram até terem terminado em 1998. Patton participa hoje em vários projectos musicais, como é o caso dos Peeping Tom.

domingo, 11 de maio de 2008

Obrigado 'Maestro'

Enquanto benfiquista, não posso deixar de passar este dia em branco. Obrigado, Rui. Não só por tudo o que deste ao meu SLB, mas sobretudo por tudo o que deste a Portugal. Como este grande momento, no Euro 2004, entre muitos outros que é possível ir buscar ao baú das memórias.

sábado, 10 de maio de 2008

Os castigos do Apito Final

FC Porto: 6 pontos; 150 mil euros.

Pinto da Costa: 2 anos de suspensão; 10 mil euros.

Boavista: Descida de divisão; 180 mil euros.

João Loureiro: 4 anos de suspensão; 25 mil euros.

União de Leiria: Menos 3 pontos; 40 mil euros.

João Bartolomeu: 1 ano de suspensão; 4 mil euros.

Martins dos Santos (árbitro): 3 anos de suspensão.

Augusto Duarte (árbitro): 6 anos de suspensão.

Marinho Santos Silva (árbitro assistente): 2 anos e meio de suspensão.

Jacinto Paixão (árbitro): 4 anos de suspensão.

José Chilrito (árbitro): 2 anos e meio de suspensão.

Manuel Quadrado (árbitro): 2 anos e meio de suspensão.

Devo relembrar que estes castigos resultam de três anos de investigação. Agora, alguém me explique: mas que justiça é esta?! É que isto foi de tal forma mal gerido que o resultado final, visto aos olhos da UEFA, é apenas isto...

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Quidam... que maravilha!

Muito tinha ouvido falar. E bem. Aproveitei para ver. Que noite maravilhosa passei. Valeu cada cêntimo gasto. Fico ansiosamente à espera do próximo espectáculo. Eis uma pequena (grande) amostra.

Pérola dos anos 80 - II

Alone, dos Heart. Do álbum Bad Animals, de 1987. Está tudo dito.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Pensamento do dia

Bebo porque sou egocêntrico. Adoro quando o mundo gira à minha volta...

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Falta um mês!

Há cerca de dois meses, dizia eu que já ca canta o bilhete para a edição de 2008 do Rock in Rio, mais precisamente para o dia 5 de Junho. Pois hoje falta apenas um mês para esse dia megalómano. Toca lá a comprar esses bilhetes! E nunca é demais relembrar os cabeças de cartaz:
Metallica
Machine Head
Apocalyptica
Moonspell

sábado, 3 de maio de 2008

Quero agradecer a...

O Djamir, o Camisola 9 foi galardoado com um selo de elevada responsabilidade, e ainda por cima atribuído pelos GandasMalukos, a quem eu desde já envio os meus cumprimentos. No entanto, devo salientar alguns aspectos sobre este prémio, que diz que “Este blog é um mimo” e que identifica a mensagem com um bebé que pode ser considerado – vá lá – fofinho.

Ora, primeiro e antes de mais este blog é para homens – gajos de barba rija, entenda-se. Portanto, devo sublinhar que o bebé no selo apenas deve ser visto neste blog como fofo, ou até mesmo fofão. Não como fofinho. Isso não é correcto.

Segundo, o bebé fofo está acompanhado por algo que parece ser um pequeno boneco de pelúcia e ainda por um pato ou um pintaínho – uma ave, certamente será. Não me parece que sejam boas companhias. Neste blog, o ideal seria que o bebé fofo tivesse uma stipper de um lado e um Ferrari amarelo do outro.

Terceiro, e para terminar, não me parece que o bebé fofo esteja vestido da forma mais apropriada. E o utensílio que segura também é dúbio. A não ser que ele esteja assim porque acabou de fazer o jantar e agora está a dizer à “gaija” para ir lavar a louça senão leva com a colher da soupa, a panela e o tomate em cima. Assim, está bem.

Bem, e depois de ter escrito tantas baboseiras e disparates num espaço tão curto, resta-me agradecer, na qualidade de alimentador deste blog, o respeitoso prémio que lhe foi atribuído. Bem hajam, GandasMalukos. E para respeitar a tradição e não ser o elo que vai quebrar a corrente, é claro que o vou passar.

Antes de mais, convém sublinhar que as regras de atribuição do prémio são as seguintes:

1. Este selo deve ser atribuído aos blogues que considerem "mimosos" (ou seja, blogues que considerem ser ternurentos, simpáticos e agradáveis de se visitar).

2. Apenas quem recebeu este selo pode publicá-lo indicando o link da pessoa que o atribuiu e posteriormente o link de 5 outras pessoas a quem deseja atribuir o selo.

3. Deve exibir a tag do selo no seu blogue.


Pela história, maturidade e evolução dos blogues – e, permitam-me acrescentar, sobretudo como incentivo para que o blog não termine, passo este prémio a:

Vinho Tinto e Saltos Altos

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Pérola dos anos 80 - I

Felizmente, tive a oportunidade de viver a minha infância e parte da minha adolescência nos anos 80. Foi então que nasci para a música, que comecei a praticar guitarra (que infelizmente tenho deixado de lado nos últimos anos). Hoje, guardo com saudade muitas das músicas daquela preciosa década. Para reavivar memórias, decidi que vou recordar uma música por semana, sempre à sexta-feira. Para entrar melhor no fim-de-semana.

Começo por uma das minhas músicas preferidas, de uma banda talvez desconhecida por muitos: I Remember You, dos Skid Row. Mas dos Skid Row de Sebastian Bach, que dava claramente voz e alma ao grupo. Agora, sem ele, não são nada do que já foram.

A música é de 1989.



PS - O início é igual ao de Heart of Soul mas quem fez a imitação foram mesmo os The Cult...

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Amesterdão em festa

Já fui a Amesterdão seguramente mais de dez vezes, todas elas em trabalho. Desta vez foi diferente. Não porque se tratou de uma viagem de lazer (foi através da TomTom que lá voltei), mas sim pelo clima. Por um lado, foi a primeira vez que apanhei com tempo chuvoso (e logo durante os dois dias). Por outro lado, nunca tinha visto a Dam Platz (na foto), uma das zonas mais conhecidas da cidade por ser - entre muitas coisas - uma das principais portas de entrada no famoso Red Light District, completamente transformada. A razão é simples: comemorava-se a partir da meia-noite do dia 30 de Abril o maior de todos os feriados nacionais, o dia da Rainha (que coincide precisamente com o aniversário da rainha Beatrix).

Amesterdão é uma cidade de muitos vícios. Um deles é a cerveja. Não me lembro de ter visto tanta lata de cerveja por metro quadrado - e só estive na festa por não mais do que um par de horas... falava-se de dois milhões de holandeses a invadir a capital financeira. Certamente que seriam, tal a afluência nas ruas (basta vez a segunda foto, tirada nas imediações do Red Light District).

O mais engraçado da questão é que o dia da Rainha é uma espécie de santos populares versão holandesa. Só que as sardinhas dão lugar ao canabis - a muito, diga-se. Era tanto que havia ruas que tresandavam, chegava a agoniar. Shame on me...