sábado, 28 de junho de 2008

Capitão Romance

Este espaço começou por se chamar Pérolas dos Anos 80 mas achei que o modelo se estava a esgotar. Não em termos de conteúdo, mas de forma. E mesmo apesar da abundância que os anos 80 representam em termos musicais, nem sempre é fácil conseguir achar naquele momento o clip pretendido ou até mesmo lembrar exactamente da música que se quer recordar. Para além de que é muito complicado encontrar êxitos em português publicáveis...

Por isso mesmo, optei por reestruturar esta rubrica para o originalísmo nome de... Greatest Hits! A partir de hoje, este acontecimento semanal serve para vos deixar com temas que, independentemente do ano de gravação, do artista - enfim -, do que quer que seja, me dizem alguma coisa. Com uma diferença: vou passar a reproduzir a letra juntamente com o clip de vídeo.

E vou começar com uma banda portuguesa: os Ornatos Violeta. Ficaram comercialmente conhecidos com «Ouvi Dizer», tema em que entra Vitor Espadinha, mas é com «Capitão Romance» que os Ornatos criaram a sua mais bela música de sempre. Pena é que este grupo portuense de rock alternativo se tenha separado em 2002, onze anos após o seu aparecimento. «Capitão Romance» integra o álbum «O Monstro Precisa de Amigos», lançado em 1999. A música é excepcional. A letra, magnífica.



Não vou procurar quem espero | Se o que eu quero é navegar
Pelo tamanho das ondas | Conto não voltar

Parto rumo à Primavera | Que em meu fundo se escondeu
Esqueço tudo do que eu sou capaz | Hoje o mar sou eu

Esperam-me ondas que persistem | Nunca param de bater
Esperam-me homens que desistem | Antes de morrer

Por querer mais do que a vida | Sou a sombra do que eu sou
E ao fim não toquei em nada | Do que em mim tocou

Eu vi | Mas não agarrei

Parto rumo à maravilha | Rumo à dor que houver p'ra vir
Se eu encontrar uma ilha | Paro p'ra sentir

E dar sentido à viagem | P'ra sentir que eu sou capaz
Se o meu peito diz coragem | Volto a partir em paz

Eu vi | Mas não agarrei

Sem comentários: